quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ÁFRICA E O SUL DA EUROPA TÊM UM NOVO SATÉLITE



A entrada em funcionamento do Africasat 2, surge da expansão para o mercado africano da Measat Satellite System , com base na Malasia,que pretende assim ampliar a sua carteira de negócios servindo um mercado em forte expansão, como é o das telecomunicações em África

O satélite Africasat 2, está equipado com oito repetidores de 95-watts e três de 62-watts em banda Ku, bem como seis repetidores de 12-watts na banda C.
 
O satélite Africasat 2 , então com a designação de Measat 2 foi lançado para o espaço em 13.11.1996.




Até ao momento não temos noticia do inicio de emissão de canais televisivos a partir do Africasat 2

Homem morre depois de ver Avatar em 3D


Um homem de 42 anos morreu em Taiwan depois de assistir ao filme Avatar. Identificado como "Kuo", ele passou mal durante a exibição do filme em Hsinchu, no começo do mês, e sofreu um derrame. A morte ocorreu nesta terça-feira (19), 11 dias depois de ele ter assistido o filme e passado mal. Kuo sofria de pressão alta.
Segundo o médico-chefe da emergência, Chih Peng Chin, do Hospital Geral de Nan Men, Kuo teve uma hemorragia cerebral. "É provável que o excesso de excitação ao ver o filme tenha desencadeado os sintomas", disse o médico à Agência AFP.
Pessoas ao redor do mundo têm relatado dores de cabeça, tonturas e náuseas depois de assistirem ao filme em 3D, mas esta é a primeira morte que se tem notícia.

Avatar é apontado como o grande favorito para vencer o Oscar, principalmente depois de ter ganhado o Globo de Ouro como "melhor drama." James Cameron deve ser indicado ao prêmio de "melhor diretor." As indicações serão divulgadas no dia 2 de fevereiro.
Avatar já faturou mais de US$ 1,2 bilhão em bilheteria e caminha para superar Titanic (US$ 1,84 bilhão) como o filme mais assistido na história. Os dois foram dirigidos por James Cameron.

Tropa de Elite 2 já tem blog dos bastidores



Nem começou a filmar e Tropa de Elite 2 já tem até blog dos bastidores, e twitter, facebook, myspace, orkut, flickr… É uma central de informações para todos os fãs do filme e que ficavam repetindo os bordões até cansar (e cansou).

A continuação passará nos dias de hoje, ou seja, 12 anos depois do Capitão Nascimento deixar o BOPE. E deverá contar sua história depois de abandonar a corporação. Tropa de Elite chegou a ser cogitada como uma série de Tv mas os produtores achou que ficaria melhor como um filme.
                                O vídeo abaixo mostra a preparação do elenco para o filme.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lista de Satélites no Brasil (Banda) C-Ku

 1.0 °W - Intelsat 1002 (Banda C) Intelsat
8.0 °W - Atlantic Bird 2 (Banda Ku) Eutelsat
11.0 °W - Express 3A (Banda C) RSCC
12.5 °W - Atlantic Bird 1 (Banda Ku) Eutelsat
14.0 °W - Gorizon 32 (44L) (Banda C) RSSC
15.0 °W - Telstar 12 (Banda Ku) Loral Skynet
22.0 °W - NSS 7 (Banda C e Ku) NewSkies Satellites
24.5 °W - Intelsat 905 (Banda C) Intelsat
27.5 °W - Intelsat 907 (Banda C) Intelsat
30.0 °W - Hispasat 1C/1D (Banda Ku) Hispasat
34.5 °W - Intelsat 903 (Banda C) Intelsat
37.5 °W - AMC 12 (Banda C) SES Americom
40.5 °W - NSS 806 (Banda C e Ku) NewSkies Satellites
43.0 °W - PAS 3R (Banda C e Ku) Panamsat
43.0 °W - PAS 6B (Banda Ku) Panamsat
45.0 °W - PAS 1R (Banda C e Ku) Panamsat
50.0 °W - Intelsat 705 (Banda C e Ku) Intelsat
53.0 °W - Intelsat 707 (Banda C) Intelsat
55.5 °W - Intelsat 805 (Banda C) Intelsat
58.0 °W - PAS 9 (Banda C e Ku) Panamsat
61.0 °W - Amazonas (Banda C e Ku) Hispamar
63.0 °W - Estrela do Sul (Banda Ku) Loral SkyNet
65.0 °W - Brasilsat B2 (Banda C) Star One
70.0 °W - Star One C 2 (Antigo B4) Star One
71.8 °W - Nahuel 1 (Banda Ku) Nahuelsat
75.0 ºW - Brasilsat B1 (Banda C) Star One
84.0 °W - Brasilsat B3 (Banda C) Star One
89.0 °W - Intelsat Américas 8 (Banda C e Ku) Intelsat
93.0 °W - Intelsat Américas 6 (Banda C) Intelsat
97.0 °W - Intelsat Américas 5 (Banda C) Intelsat
99.0 °W - Galaxy 4R (Banda C) Panamsat
101.0 °W - AMC 4 (Banda Ku) SES-Americom
107.3 °W - Anik F1 (Banda C e Ku) Telesat
113.0 °W - Solidariedad 2 (Banda C) Satmex
116.8 °W - Satmex 5 (Banda C e Ku)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Brasil é coberto por 34 satélites de telecomunicações. Mercado cresce 7% em 2009

O Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2010, que já está em circulação, traz o mais completo levantamento da cobertura satelital brasileira. São nada menos do que 34 satélites cujos footprints e especificações de cobertura são detalhados pelo Atlas. Segundo a análise da publicação, editada pela TELETIME, o setor de satélites brasileiro superou com tranquilidade a crise econômica mundial. Dois serviços foram os principais responsáveis por manter a demanda aquecida em 2009: backhaul para redes celulares, que cada vez mais avançam para o interior do País, onde há pouca infraestrutura de fibra; e o surgimento de novas operações de DTH criadas por Oi e Embratel. As estimativas são de que a receita das operadoras de satélite no Brasil tenha crescido na ordem de 7% em 2009. E poderia ter sido mais, não fosse a escassez de capacidade satelital na região.

Apesar do desequilíbrio entre oferta e demanda, o preço do MHz na América Latina, em média, continua baixo. “Existe uma recuperação dos preços em andamento, mas é lenta por se tratar de um negócio de longo prazo”, explica o presidente da Abrasat, Manoel Almeida. O ano de 2009 foi bom não apenas para as operadoras, mas também para as empresas que montam soluções via satélite sob encomenda para o mercado corporativo.

Ciente da demanda crescente por capacidade satelital no País, a Anatel trabalha para publicar no primeiro semestre de 2010 um edital de licitação de direito de exploração de novas posições orbitais brasileiras. Uma diferença em relação a licitações anteriores deverá ser a exigência de um número mínimo de transponders dedicados ao mercado brasileiro. Isso seria combinado à obrigatoriedade de cobertura em 100% do território nacional, o que já foi solicitado nas últimas licitações. Há oito posições orbitais brasileiras registradas na União Internacional de Telecomunicações (UIT) que poderão fazer parte da licitação: 92, 87, 84, 80, 77.5, 48, 37 e 10 graus Oeste.

O Atlas Brasileiro de Telecomunicações está em circulação para assinantes da revista TELETIME e também pode ser adquirido pelos telefones 0800-014-5022 ou (11) 3138-4621.

Embratel briga na Anatel para garantir que Oi devolva um dos CSPs

A intenção da Oi de manter dois códigos de seleção de prestadora (CSPs) revelada por este noticiário já é objeto de uma disputa agressiva com pelo menos mais uma operadora: a Embratel. A tele se manifestou contrariamente à estratégia da Oi junto à Anatel e promete brigar para assegurar que a Oi seja obrigada a devolver ou o CSP 14 (pertencente à Brasil Telecom) ou o 31 (pertencente à antiga Oi) dentro do prazo legal estabelecido na anuência prévia, ou seja, 18 meses a partir de dezembro de 2008.

A manifestação da Embratel junto à agência, feita em novembro de 2009, se deu porque a Oi já formalizou o pedido de manutenção dos dois CSP. Em julho de 2009 a Oi, segundo o acompanhamento jurídico feito pela Embratel, entregou o primeiro pedido de devolução regionalizada do código de seleção de prestadora. A operadora pretendia (e ainda pretende) manter o CSP 14 na Região II do PGO (área da Brasil Telecom) e devolvê-lo nas demais regiões, onde manteria o CSP 31, da antiga Oi. Além disso, a Embratel constatou que a Oi também quer manter os dois CSPs para o serviço de Longa Distância Internacional. O pedido da Oi, segundo a Embratel, está justificado com o fato de que a devolução de um dos CSPs gerará transtornos aos usuários, despesas adicionais à operadora, ajustes técnicos, além de já ter existido, no passado, o precedente de uma mesma empresa com dois CSP: no caso, a Vésper, que por algum tempo chegou a ter o CSP 89 para a Região III e o 85 para a Região I.

Pedido negado

Esse primeiro pedido da Oi foi negado pela Superintendência de Serviços Públicos em setembro de 2009, sob o argumento que o condicionamento está na anuência prévia para a fusão, que a obrigação de devolução de um dos CSPs em 18 meses visa preservar a concorrência e assegurar o cumprimento da regulamentação. Em novembro de 2009 a Oi recorreu ao Conselho Diretor da Anatel, e é em relação a este recurso que a operadora pretende apresentar, na próxima semana, seus argumentos, conforme apurou este noticiário.

Antevendo esse recurso ao conselho, a Embratel contratou um parecer do advogado e especialista em telecomunicações Carlos Ari Sundfeld e o anexou à sua manifestação contrária ao pleito da Oi. Sundfeld rechaça completamente a possibilidade de uma devolução regionalizada do CSP. Segundo o especialista, "no atual momento, não é mais possível propor, sem qualquer fato novo, uma mera revogação das condições impostas no Ato de Anuência Prévia. De fato, parcela considerável dos efeitos da anuência já se operou. As alterações societárias que propiciaram a efetiva transferência do controle societário ja foram realizadas, gerando consequências práticas que, em grande medida, mostram-se hoje irreversíveis". Para Carlos Ari Sundfeld, a anuência prévia gerou um fato irreversível, que foi a fusão, e não é mais possível rever as condições, que, aliás, não foram objeto de contestação por parte da Oi.

Sem solução

Assim, diz Carlos Ari Sundfeld, única forma de a Oi cumprir o que está estabelecido na anuência prévia é abrir mão "integralmente de um dos códigos detidos pelas empresas do grupo (14 ou 31)".

A Embratel argumenta também que o caso da Vésper, que durante um tempo deteve dois CSPs, é diferente, pois tal situação ocorreu quando não era permitido a outras operadoras além da Embratel a realização de chamadas inter-regionais de longa distância. Assim, a Vésper, como espelho na Região I e Região III, não tinha como operar com apenas um CSP. Posteriormente, quando a Vésper foi adquirida pela Embratel, houve a devolução dos dois CSPs por ela detidos em detrimento da manutenção do código 21, da Embratel. Em função das relações de controle societário comuns, também a Claro e a Telmex precisaram devolver os CSPs quando foram adquiridas pelo grupo de Carlos Slim.

Netgear lança caixa para conexão sem fio do PC com a TV

A Netgear, em parceria com a Intel, apresentou na CES (Consumer Electronic Show, que acontece em Las Vegas) a Push2TV, uma caixa que conecta, sem fios, a TV ao PC, permitindo a visualização de fotos e filmes armazenados no computador diretamente na TV.

Do tamanho aproximado de um baralho de cartas, o aparelho recebe o sinal de áudio e vídeo do desktop ou notebook, que funciona como um media center, e envia-os por cabo à TV.

A caixa só funciona, no entanto, com computadores que tenham chips da Intel equipados com a tecnologia Wireless Display (WiDi), que transmite as informações sem fio.

DirecTV prevê queda no crescimento da base nos Estados Unidos

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010, 19h24
Segundo o noticiário norte-americano Multichannel News, a DirecTV trabalha com a hipótese de queda no crescimento da base de assinantes em 2010. Segundo o noticiário, Patrick Doyle, CFO da empresa, disse publicamente em um evento para investidores no dia 5 de janeiro que, mesmo com a queda na adição de assinantes, a empresa vê oportunidades de crescimento em condomínios de apartamentos e com a oferta mais agressiva de produtos ligados à banda larga.

Uma decisão judicial nos Estados Unidos cancelou todos os contratos de exclusividade de prestação de serviço de TV a cabo dentro de condomínios. É nestes condomínios que a DirecTV aposta que encontrará novo público. Em relação à banda larga, a operadora lançou as caixas HR24 e H24, que funcionam como dispositivos de distribuição de conteúdo na casa dos assinantes. Com isso, o custo de aquisição de assinantes deve subir de aproximadamente US$ 600 para US$ 700 por assinante em 2010.

A operadora anunciou ainda que aumentará o número de canais HD para cerca de 200 no segundo trimestre.

Em 2009, conforme mostra o balaço da operadora, o crescimento da base de assinantes foi decrescente. No ano, 820 mil assinantes foram conquistados, mas o crescimento caiu de 460 mil adições no primeiro trimestre, para 224 no segundo e 136 mil no terceiro. Da Redação

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Telescópio encontra cinco planetas fora do sistema solar


O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do nosso Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter.


Segundo informação oficial da Nasa, o telescópio, que foi lançado no ano passado para procurar planetas com características semelhantes às da Terra, fez estas descobertas poucas semanas depois de entrar em funcionamento. Os novos planetas receberam os nomes de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e foram anunciados num encontro da Sociedade Astrónoma Americana, em Washington.

Todos estes planetas circulam muito próximos das suas estrelas principais, seguindo órbitas que variam ente 3.2 até 4.9 dias. Esta proximidade, bem como o facto das suas estrelas principais serem muito mais quentes do que o nosso sol significa que os novos planetas têm temperaturas extremamente elevadas, estimadas entre 1.200ºC e 1.650º C.

«Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida e brilham de tão quentes que estão», disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

A Nasa espera que a sensibilidade do Kepler leve à descoberta de planetas não apenas de tamanho semelhante ao da Terra, mas que orbitem em torno dos seus sóis a uma distância mais favorável à existência de vida, onde haja também potencial existência de água na superfície.

Cinema 3D «desaconselhado» a crianças pequenas


O popular sistema de cinema em 3D está já a preocupar os neurologistas. Teresa Paiva considera preocupante que crianças muito pequenas assistam a filmes com o sistema do «Avatar», devido à «forte estimulação sensorial provocada pelo efeito 3D».


Apesar da professora Teresa Paiva desconhecer estudos científicos sobre os efeitos do 3D na saúde humana, defende que «a forte estimulação sensorial pode ter implicações para o sistema nervoso central». As cefaleias, sensação de «after image» e distúrbios do sono são alguns dos efeitos, exemplifica.

Após a exibição do filme «Avatar», que é já um sucesso mundial, alguns espectadores descreveram à «Lusa» sintomas como dores de cabeça, nomeadamente em crianças, e perturbações do sono, devido à persistência no cérebro das imagens tridimensionais.

«Nessa noite senti-me agitada e não consegui dormir porque parecia que o filme continuava a projectar-se na minha cabeça», disse à «Lusa», Lucinda Maria, após a sua primeira experiência com o 3D.

Apesar de o filme «Avatar» estar recomendado para maiores de 12 anos, a espectacularidade das imagens e a temática tem levado ao cinema muitos pais com os filhos pequenos, o que Teresa Paiva considerou «disparatado».

A neurologista enumerou alguns casos conhecidos de descargas epilépticas provocadas por jogos de computador e luz strobe, ressalvando que «têm de ser cuidadosamente analisados os eventuais efeitos que a ilusão tridimensional pode desencadear».

Além de algum cansaço ocular, o oftalmologista Jorge Breda, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, não antevê que o contacto com o 3D possa provocar lesões oculares, nomeadamente das crianças.

«As implicações que poderão ter é para o sistema nervoso central», explica o médico do Hospital de S. João, já que a retina transforma as ondas luminosas em impulsos nervosos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Novo filme de Mel Gibson - «Edge of Darkness»



Mel Gibson é o protagonista de «Edge of Darkness», um filme com a assinatura do realizador Martin Campbell, com estreia prevista para 29 de Janeiro de 2010 nos EUA. O cartaz e o trailer foram agora divulgados.



No filme, Mel Gibson é um inspector de homicídios que investiga a morte da sua filha, uma activista, que ele acredita ter sido morta em seu lugar. No entanto, à medida que a investigação avança, é surpreendido pela suas descobertas.


Estreia o filme 'Lula, o Filho do Brasil'



Antes de se tornar presidente, Lula foi protagonista de uma jornada tão dramática quanto as três disputas presidenciais perdidas antes de ser eleito. Em "Lula, o Filho do Brasil", que estreia hoje nos cinemas, Luiz Inácio tem um destino grandioso. A viagem para São Paulo, deixando para trás o sertão árido, é feita em pau-de-arara com seis irmãos, depois de uma carta recebida do primogênito, Jaime, em que ele ordena, fingindo ser ordem do pai, que a mãe venda tudo e vá com a família viver com ele em Santos, onde é estivador. Aí começam as desavenças: o pai, Aristides (Milhem Cortaz), fica enfurecido com a chegada da família.

Como num conto de fadas, a infância do menino Lula é cheia de privações, mas a pobreza é driblada com a pureza das crianças. Por ordem do pai, os meninos têm que trabalhar, mas Lula vai escondido à escola. A professora (Lucélia Santos) percebe que o garoto tem talento, é dedicado, e propõe à Dona Lindu que o deixe adotá-lo. "Só quero que seu filho seja alguém", apela a mulher. Lindu tem a resposta pronta: "Ele já é alguém, é meu filho Luiz Inácio."


Lula (Rui Ricardo Diaz) segue nos estudos, incorruptível, e mesmo quando se apaixona por Lurdes (Cléo Pires), o namoro é de portão, comportado. O sonho do operário se desfaz logo quando a mulher morre no parto do primeiro filho, que também não resiste. E Lula busca abrigo na política. A atuação de Rui Ricardo Diaz se ilumina quando seu personagem também se torna o líder de massas. A motivação aos companheiros vem em voz empostada no famoso discurso do estádio lotado da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. "Quando eu entrei lá, fiquei até assustado", lembra Diaz.

"Nunca tentei imitar o Lula, nem saberia. A preocupação é não ficar caricato, a caracterização está além disso", diz Rui Ricardo Diaz, e admite que teve que responder a isso por mais de uma vez. Se com a barba cerrada ele parece nascido para o papel, mais magro (foram dez quilos ganhos em dois meses de gravações), de rosto limpo, mal parece o mesmo ator da telona. "Quando me chamaram, até desconfiei. Achei que alguém tinha errado. Demorei para entender que eu era o Lula. Não me pareço com ele", comenta o ator, que passou dois meses estudando meticulosamente entrevistas do presidente dadas a programas de TV.

No filme, Lula ainda enfrenta a ditadura, casa-se novamente, agora com Marisa Letícia, recompõe a família, dá a volta por cima mais uma vez. "Esqueçamos a política, a história do cara é incrível mesmo", resumiu o diretor Fábio Barreto, antes de sofrer o grave acidente de carro que o impedirá de estar na estreia de sua obra.


Boris Casoy comete gafe e humilha garis ao vivo

No "Jornal da Band" do último dia 31, o âncora Boris Casoy passou por uma bela "saia justa". Durante o programa, após as felicitações de Ano Novo de uma dupla de garis, o jornalista não percebeu que o microfone estava aberto e falou o que pensava.



"Que m****... dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho...", disse Boris Casoy.


O apresentador, por meio da assessoria de imprensa da Band, reconheceu a ofensa que cometeu contra os garis e prometeu se retratar durante a edição de hoje (1) do programa. Veja abaixo o vídeo!

Os Celulares do futuro




Lembra-se de como eram os primeiros celulares quando chegaram ao Brasil? Grandes, pesados, lentos e básicos. Já viu o quanto evoluíram em tão poucos anos? E já imaginou como serão os  celulares daqui a outros tantos? Nós mostramos-lhe os celulares do futuro.




A Intel desenvolveu um conceito inovador, que pode ser a sua realidade daqui a alguns anos.

Mas não é a única. A Nokia desenvolveu o conceito Morph e publicou também um vídeo onde mostra algumas das possibilidades das nanotecnologias no futuro.
 
Mas o mais provável é que o Nokia 888 chegue antes de poder fazer tudo isto. Num futuro mais próximo, os celulares vão ser assim: maleáveis e cheios de funções.


Este modelo foi criado por um desenhador turco de 23 anos e é um concept phone que assenta na portabilidade. Pode ser usado como uma pulseira, dobrado, encolhido, enrolado ou ou pendurado nas calças como um clip. O 888 muda de forma consoante a utilização que lhe dão. Pode ser programado para mudar de forma quando receber uma chamada ou sempre que receber uma mensagem. Conta com um sistema de reconhecimento de voz, ecrã táctil, e um invólucro sensível que reage ao meio ambiente.

Mas há outros conceitos em desenvolvimento, que podem muito bem tornar-se realidade em breve. Alguns até bem mais perto. Por exemplo, um investigador do Instituto de Telecomunicações de Portugal está a preparar uma forma de os celulares se poderem ajudar entre si em caso de bateria ou rede fracas.




Os proprietários dos celulares não precisam de se conhecer e os aparelhos nem precisam de ser da mesma rede ou marca, para que aquele que tem mais rede ou bateria transmita energia ou sinal ao que estiver mais «enfraquecido», para que este consiga efectuar uma chamada, por exemplo.






Um senador norte-americano discursou com o ar de quem tinha bebido

Um senador discursar, depois de supostamente ter bebido demais, pode não ser uma boa ideia. No entanto, Max Baucus, senador democrata representante do Estado do Montana, decidiu discursar na mesma.
Baucus falou sobre o Plano Nacional de Saúde, apresentado por Barack Obama, mas a fluidez, ou falta dela, na palestra parecia indicar que tinha bebido demais.
Apesar de não ter sido o vídeo mais visto na última semana de 2009, não deixa de ser um dos mais surpreendentes vídeos vistos no ano que findou.